As melhores ofertas, sem rabo preso

WhatsApp Telegram

Os makers brasileiros vão contar com uma maneira oficial de obter as placas da série Arduino Uno R4, anunciada há cerca de três meses pela Arduino no exterior. A versão com WiFi está em pré-venda e tem preço sugerido de R$ 319 na MakerHero. O representante da loja, André Barreto Amaral, contou ao Tecnoblog que as primeiras unidades devem ser enviadas em 10 de julho.

Arduino R4 Uno WiFi na palma da mão (Imagem: Divulgação/Arduino)

A placa tem tanto Wi-Fi quanto Bluetooth Low Energy (BLE). O microcontrolador Renesas RA4M1 (de 32 bits) é baseado no Arm Cortex-M4. De acordo com a imprensa estrangeira, houve evolução tanto no poder de processamento quanto na memória e nas demais funcionalidades.

Segundo a Arduino, mais de 10 milhões de usuários tiraram proveito do microcontrolador de 8 bits presente na Arduino Uno R3 ao longo de mais uma década. Agora, a companhia promete um grande salto em direção ao futuro. São “infinitas possibilidades de projetos” com a Uno R4.

O conector passou a ser o USB-C, que se tornou quase um padrão universal no mercado de tecnologia (com notável exceção do iPhone com seu Lightning – por pouco tempo, ao que tudo indica).

Mais simples, a placa Arduino Uno R4 Minima está à venda por R$ 209.

Retrocompatibilidade com outros equipamentos

Arduino R4 Uno WiFi em projeto de eletrônica (Imagem: Divulgação/Arduino)

Os produtos mantêm o mesmo formato, compatibilidade com shields e voltagem de 5V vistos em modelos anteriores. De acordo com Amaral, eles são adequados “tanto para quem está começando quanto para entusiastas experientes de eletrônica que desejam expandir os limites de seus projetos”.

A MakerHero nos contou que também é a revendedora exclusiva em território brasileiro das placas Arduino Nano Every, Arduino Nano 33 BLE, Arduino Nano 33 BLE Sense e Arduino MKR WiFi 1010.

Com informações de Arduino e Hacksterio

ARMBluetoothBluetooth LERenesas Electronics

Fonte: tecnoblog.net/noticias/2023/06/28/arduino-uno-r4-wifi-chega-oficialmente-ao-brasil-por-r-319