Google Chrome esconde suas abas anônimas com senha e biometria no Android – Tecnoblog
As melhores ofertas, sem rabo preso
WhatsApp Telegram
O Google anunciou que está liberando para todos os usuários de Android o recurso de bloquear a visualização de abas anônimas do Chrome através de biometria ou senha. Dessa maneira, não será possível conferir ou continuar a ver a página visitada sem a permissão de acesso do dono. Entretanto, a novidade está desativada como padrão, sendo necessária sua ativação de forma manual.
Aba anônima do Google Chrome (Image: Reprodução / Internet)
O projeto já estava sendo desenvolvido pela gigante de buscas desde 2021, mas apenas alguns meses atrás é que ele deu as caras na build mais estável do Chrome 105 para Android. Agora, o recurso finalmente chegou para todos os usuários que querem mais privacidade.
Assim que a pessoa ativa a proteção por senha ou biometria para a aba anônima do navegador, será sempre necessário passar por esse acesso antes de retomar a sessão privada. Vale destacar que essa opção pode ser novidade para aparelhos com Android, mas ela já existe há um bom tempo em gadgets com iOS.
Ou seja, o Google pode ter demorado, mas é como aquele velho ditado diz: antes tarde do que nunca.
Seja como for, parece que o foco desse update é aumentar o nível de privacidade e segurança do indivíduo. Nem sempre queremos que terceiros vejam o que estávamos pesquisando em nosso celular ou tablet.
Porém, se uma outra pessoa tiver acesso ao seu dispositivo, apenas deixar o aplicativo no guia anônimo pode não ser o suficiente para manter o nível desejado de intimidade. É aí que entra a proteção por senha ou biometria.
Google Chrome (Imagem: Tati Tata/Flickr)
Como ativar a senha ou biometria na aba anônima do Chrome
A empresa diz que se o recurso ainda não estiver aparelho para o usuário, é só ter paciência que ele logo aparecerá em uma atualização.
Samsung Internet já oferece esse recurso
O navegador de internet da empresa sul-coreana também tem como opção o acesso ao guia anônimo através de biometria. É necessário configurar antes, mas depois disso, sempre que o usuário quiser abrir uma aba incógnita, é preciso desbloquear usando a digital.
Outras opções que têm a privacidade como chamariz é o Brave, que é bastante rápido e não permite o rastreamento de sua navegação, por exemplo. Já o Epic Browser traz um VPN embutido, bloqueia anúncios e não armazena informações como histórico ou cookies.
De qualquer forma, se preferir manter o uso de senhas ao invés das digitais de seus dedos, é válido saber como criar senhas seguras para aplicativos e sites.
Com informações: Android Police.
aba anônimabiometriaGoogle Chrome