A HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO

Sem dúvidas, o Brasil hoje é uma das maiores, quiçá a maior potência do futebol mundial. Mas qual a história do futebol brasileiro? Quem introduziu o jogo de bola com os pés em terras tupiniquins e como o país chegou a se tornar a grande força mundial?

Pois bem, no Brasil, o futebol foi introduzido no Brasil no final do século XIX, por Charles Miller.  Ele havia retornado da Inglaterra, em 1894, país onde a modalidade já era disputada. Na bagagem deste estudante paulista, várias bolas, uniformes e um livro com as regras do esporte praticado no Velho Mundo.  Por isto, o estudante é considerado o pai do futebol no país. 

Logo depois, o que se viu, foi o futebol como esporte de rico. A elite aderiu à modalidade que era restrita à aristocracia da época. Mas não demorou muito e a bola começou a rolar por todos os cantos do país e o crescimento do futebol já era notado nos quatro cantos. O esporte popularizou-se entre as camadas populares, e daí surgiram os clubes de futebol.

E quem diria que o esporte evoluiria a ponto do espectador poder assistir as partidas em casa e ainda poder apostar em seu time favorito, como em sites como esportebet ? A verdade é que isto demorou mais de 100 anos para acontecer, mas já é uma realidade. 

O mesmo aconteceu com as disputas femininas. Só após quase 100 anos a categoria começou a ganhar publicidade e, portanto, investimentos. O futebol era praticado apenas por homens e as competições femininas eram raras. Já nos últimos tempos, o que se vê é uma expansão em todos os gêneros. No Brasil, em especial, os clubes nacionais mantém sempre uma categoria masculina e uma feminina de futebol. O país já possui campeonatos regionais femininos e, em duas categorias profissionais em nível nacional (primeira e segunda divisões). Categorias de base também têm ganho espaço.

 

A seleção brasileira de futebol

Em geral, acredita-se que o primeiro jogo da Seleção Brasileira de Futebol foi uma partida de 1914 entre uma seleção do Rio de Janeiro e de São Paulo e o clube inglês Exeter City, realizada no estádio do Fluminense. Na ocasião, o vencedor foi o Brasil por 2×0. Este é considerado, inclusive pela CBF, o primeiro jogo da Seleção Brasileira de futebol.

Sem expressividade ainda, as primeiras aparições da seleção não foram brilhantes. O esporte ainda não era profissional e ainda havia um grande caminho a se percorrer até se chegar aonde o Brasil chegou, hoje como uma das maiores seleções do mundo.  A inexpressividade levou o Brasil a perder vários jogos amistosos como um jogo contra a Argentina que o país foi goleado por 3×0. Uruguai e Chile também foram rivais tradicionais da amarelinha.

Entretanto, depois do primeiro jogo, o Brasil só enfrentou um outro time europeu 14 anos depois, em 1928, quando encarou o Motherwell da Escócia, aí sim, já mais preparado, e venceu por 5-0 em 24 de junho de 1928. A seleção também jogou contra Ferencváros da Hungria.

Copa do Mundo

Apesar de amistosos e jogos continentais, em 1930, o país foi qualificado para jogar a primeira Copa do Mundo. A competição foi realizado no Uruguai. Não foi muito bem na competição, mas aquela participação, contribuiria para o Brasil ter sido a única seleção a participar de todas as edições da Copa do Mundo. Inclusive, já qualificado para a Copa do Qatar em 2022, o Brasil continua a ostentar este título. O país também ostenta o maior número de títulos da Copa do Mundo, a principal competição de futebol do mundo. Seguido de perto por Alemanha e Itália, com 4 títulos, o Brasil poderá ampliar ou ver sua hegemonia ameaçada em 2022. Veja o ranking das maiores seleções e títulos da competição.

  • Brasil: 5 títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002)
  • Alemanha: 4 títulos (1954, 1974, 1990 e 2014)
  • Itália: 4 títulos (1934, 1938, 1982 e 2006)

Clubes Brasileiros

O Brasil já possuía clubes de futebol desde 1900. Aliás, o clube mais antigo que ainda se mantém vivo é o Sport Club Rio Grande que foi fundado em julho de 1900. A Ponte Preta, de Campinas, é o segundo mais antigo clube, mas, por muitas vezes, é considerado o mais antigo clube de futebol do país, justamente por estar nas principais competições nacionais. O clube é apenas um mês mais novo que o rival. O Vasco da Gama também pleiteia o título de mais antigo, entretanto, apesar de ser um clube fundado em 1898, só há registro de competições no futebol em 1916.

Atualmente o Brasil tem hegemonia no futebol Sul-Americano, conquistando com Flamengo e Palmeiras as duas últimas Liberadores da América, principal disputa interclubes deste continente. O Atlético-MG é outro clube que, com grandes investimentos, também têm tido destaque em competições nacionais.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.