iPadOS 16 pode deixar interface do iPad mais próxima de um notebook – Tecnoblog

iPadOS 16 tende a ser uma das estrelas da WWDC 2022. Mas, enquanto o dia do evento da Apple não chega, algumas novidades do sistema operacional do iPad foram antecipadas, como as mudanças na interface para aprimorar a multitarefa. É o que aponta Mark Gurman, da Bloomberg, nesta quinta-feira (2).

    iPadOS 16 tende a trazer melhorias na multitarefa (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

    As apostas giram em torno da utilização do sistema. Para este ano, a Apple pretende aplicar alterações no software para deixar o tablet com uma experiência mais próxima de um notebook e um pouco mais distante do iPhone (iOS). Os relatos partem de pessoas a par do assunto que não foram identificadas.

    Esta virada de chave será destinada à multitarefa, que terá a interface redesenhada. Segundo o jornalista, o iPadOS 16 deve trazer opções para ajustar o tamanho das janelas dos aplicativos. Além disso, a atualização tende a oferecer novas alternativas para usar vários apps de uma vez só.

    Caso os rumores se concretizem, esta alteração pode alterar significativamente a lógica atual. Hoje, os usuários conseguem usar mais de um app simultaneamente, desde que a tela seja divida em duas instâncias. Além, o sistema permite colocar uma janela flutuante, mas o software não ocupa mais de que um terço do display.

    A publicação não chega a falar sobre o suporte à múltiplas janelas. Mas espero que a Apple também altere o funcionamento dessa ferramenta. Afinal, se tenho mais de uma instância do Safari aberta, por exemplo, eu preciso acessar a dock, pressionar e segurar o ícone do navegador, apertar em “Todas as Janelas” e só depois acessá-las.

    WWDC 2022 (Imagem: Divulgação/Apple)

    Além do iPadOS 16, Apple deve anunciar iOS 16 e mais

    O iPadOS 16 não será a única novidade da WWDC 2022. A Apple também deve apresentar outras atualizações, como o iOS 16, que pode trazer mudanças na tela inicial. Outras melhorias do sistema operacional para iPhone tendem a ser levadas ao Mensagens, que pode ganhar incrementos nas mensagens de voz, e no app Saúde.

    A conferência para desenvolvedores tende a trazer novas versões do macOS, watchOS e tvOS. A Apple, no entanto, não deve anunciar novos produtos de hardware, como o esperado iPhone 14. Tradicionalmente, o evento anual de junho é mais voltado para lançamentos de software.

    Com informações: Bloomberg

    Fonte: tecnoblog.net/noticias/2022/06/03/ipados-16-pode-deixar-interface-do-ipad-mais-proxima-de-um-notebook