Apple revela chip M2 com promessa de maior desempenho e economia de energia – Tecnoblog

A nova geração dos processadores baseados em Apple Silicon começou. Na WWDC 2022, nesta segunda-feira (6), a Maçã apresentou o Apple M2 — chip que irá equipar os novos MacBook Air e MacBook Pro de 13 polegadas. Segundo a empresa, o componente entrega mais desempenho que a versão anterior, consumindo ainda menos energia.

    Apple M2 (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

    Assim como a geração passada, o Apple M2 é um chip customizado construído na arquitetura Arm de cinco nanômetros. Ao todo, o componente conta com 20 bilhões de transistores, 25% a mais que o Apple M1 original. Graças a essa evolução, a Maçã promete poder de processamento 18% maior e gráficos 35% mais rápidos em relação ao modelo anterior.

    Ao comparar o chip com processadores de notebooks fabricados pela Intel e AMD, a Maçã garante que o Apple M2 é “1,9 vezes mais rápido que o mais recente chip de 10 núcleos para computadores móveis”. Além disso, a empresa destaca que o novo componente alcança seu desempenho máximo consumindo um quarto da energia em relação aos demais processadores de alta performance para notebooks.

    Desempenho do Apple M2 em relação a chips para notebooks (Imagem: Divulgação/Apple)

    Na construção do Apple M2, a gigante da tecnologia utiliza núcleos inéditos que focam em economia de energia. Há ainda 100 Gbps de largura de banda e 24 GB de memória unificada dentro do chip. Em relação ao M1 original, esses números representam um aumento de 50% na performance geral.

    O Apple M2 também conta com núcleos de alto desempenho com 16 MB de cache para tarefas exigentes. Já os núcleos de eficiência energética compartilham um cache de 4 MB.

    Segundo a Apple, o M2 é capaz de processar até 15,8 trilhões de operações por segundo — 40% a mais que o M1. As inovações do chip ainda incluem um decodificador de vídeos mais poderoso, com suporte a mídias em resolução de até 8K em H.264 e HEVC.

    MacBook Air e Pro com Apple M2 chegam em 2022

    MacBook Air com M2 (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

    O primeiro dispositivo equipado com o Apple M2 será o novo MacBook Air de 2022. Graças às inovações do chip, a Maçã conseguiu criar um computador ainda mais fino e leve que a versão anterior. Com tela de 13,6 polegadas, o aparelho tem câmera com resolução Full HD (1080p), bateria que promete até 18 horas de autonomia e carregamento por MagSafe.

    O novo MacBook Pro de 13 polegadas também terá o chip Apple M2 em sua ficha técnica. Para saber mais, veja em detalhes as novidades de MacBooks apresentadas na WWDC 2022.

    Fonte: tecnoblog.net/noticias/2022/06/06/apple-revela-chip-m2-com-promessa-de-maior-desempenho-e-economia-de-energia