Orange Pi 800: por fora um teclado e por dentro um computador com Linux – Tecnoblog

Teclado, mouse e monitor. Falta alguma coisa, certo? Não no caso do Orange Pi 800. O dispositivo é um teclado por fora e um computador completo por dentro. Você só precisa conectar uma tela e acessórios às portas traseiras da novidade para usá-la. Até um sistema operacional amigável encontramos aqui: o Orange Pi OS, baseado no Arch Linux.

    Orange Pi 800 (imagem: reprodução/Orange Pi)

    Se bateu uma sensação de já ter visto esse filme antes, não estranhe. Podemos considerar o Orange Pi 800 um rival para o Raspberry Pi 400, que também é um teclado com computador embutido (e vice-versa).

    A comparação não é exagerada. A Orange Pi é uma organização que tem vários dispositivos que rivalizam diretamente com os da Raspberry Pi (reparou que ambas têm nome de fruta?).

    As diferenças entre os dois teclados ficam visíveis nas configurações. O Orange Pi 800 tem um hardware um pouco mais avançado. A novidade conta com 64 GB de armazenamento via eMMC, por exemplo. Já o Raspberry Pi 400 vem com um cartão microSD para esse fim.

    Por dentro, a novidade traz o Rockchip RK3399, um processador com dois núcleos Cortex-A72 e quatro Cortex-A53, além de GPU Mali-T860 MP4. O componente é complementado com 4 GB de memória LPDDR4.

    Só não espere algo de excepcional no teclado em si. São 78 teclas ali, sem retroiluminação. Os únicos LEDs disponíveis são os indicadores (para caps lock, por exemplo).

    Também não há teclado numérico à direita, afinal, o Orange Pi 800 é um dispositivo compacto. As dimensões são de 286 x 122 x 22 mm.

    Bom de conectividade

    A Orange Pi fez um bom aproveitamento do espaço traseiro do teclado em prol da conectividade. Encontramos um conjunto interessante de conexões nessa área:

      Wi-Fi 5 e Bluetooth 5.0 complementam o aspecto da conectividade. Note ainda que a traseira abriga uma saída de áudio.

      Conexões do Orange Pi 800 (imagem: reprodução/Orange Pi)

      Orange Pi OS

      Como você já sabe, o sistema operacional padrão do dispositivo é o Orange Pi OS, que tem como base o Arch Linux. Além de uma interface minimalista e de fácil utilização, o sistema se destaca por trazer recursos adequados para programadores ou estudantes, como as linguagens Python e Scratch. Esta última é apropriada para crianças.

      Compatibilidade com o Chromium OS também está prevista. Como os dispositivos Orange Pi são direcionados a projetos personalizáveis, teoricamente, também será possível instalar outros sistemas operacionais na novidade.

      Orange Pi OS (imagem: reprodução/Orange Pi)

      Orange Pi 800: disponibilidade

      O Orange Pi 800 foi anunciado oficialmente, mas sem as informações sobre data de lançamento e preço. Porém, alguns veículos especializados, a exemplo do Liliputing, apostam que o dispositivo terá preço próximo ao do Raspberry Pi 400, ou seja, custará por volta de US$ 70.

      Que conste que não há previsão de lançamento oficial no Brasil. Isso significa que as chances de encontrarmos um Orange Pi 800 com teclado ABNT2 são quase nulas. Apesar disso, esse tipo de dispositivo parece ser tão prático que, com um preço convidativo, eu não hesitaria em comprar um.

      Fonte: tecnoblog.net/noticias/2022/06/06/orange-pi-800-por-fora-um-teclado-e-por-dentro-um-computador-com-linux