Mesmo com redução, robocalls ainda representam metade das ligações no Brasil – Tecnoblog
As melhores ofertas, sem rabo preso
WhatsApp Telegram
Além de anunciar o portal Qual Empresa Me Ligou, a Anatel divulgou novas estatísticas sobre o combate ao telemarketing abusivo. A agência comemora a queda de 40% no número de chamadas curtas por semana, mas ainda é pouco: metade de todas as ligações do Brasil são robocalls.
Robocalls representam metade das ligações no Brasil (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
A estatística pode ser observada nos dados da semana de 15 a 21 de janeiro de 2023. Durante o período, o Brasil teve 4,83 bilhões de ligações; do total, 2,47 bilhões tiveram duração inferior a três segundos. Isso representa 51,13% de todas as chamadas.
Anatel mostra queda de chamadas curtas após medidas de combate ao telemarketing abusivo (Imagem: Reprodução)
Brasileiro deixou de receber 200 ligações de robôs
Segundo a Anatel, houve redução de 40% nas chamadas curtas por semana em comparação com dados de maio de 2022. A superintendente de Relações com Consumidores, Cristiana Camarate, diz que cada brasileiro deixou de receber 200 telefonemas automatizados.
A redução nas chamadas tem a ver com as medidas cautelares da Anatel que punem ligações curtas. No entendimento da agência, chamadas com menos de três segundos de duração permitem comunicação humana, portanto, são enquadrados como telemarketing abusivo por fazerem uso inadequado dos serviços de telecomunicação.
Essas ligações são feitas por empresas que utilizam sistemas com discagem automática, que desligam logo em seguida caso alguém atenda. Isso alimenta um banco de dados com números de pessoas aptas a atender ligações de desconhecidos. Com a “prova de vida”, um atendente humano ligará em outra ocasião, e terá mais chances de concretizar a venda de um produto ou serviço.
Para coibir robocalls, as medidas cautelares expedidas pela Anatel determinam bloqueio do serviço e multa para os usuários ofensores. As operadoras foram obrigadas a informar à agência quais empresas tiveram maior volume de chamadas com duração inferior a três segundos.
Mural da vergonha: Anatel lista 20 empresas que mais fazem spam
A Anatel também divulgou a Lista de Maiores Ofensores, que reúne os 20 usuários que mais fizeram chamadas com duração inferior a três segundos. A agência considera empresas que ultrapassaram os limites da cautelar e aquelas que tiveram proporção maior que 85% entre o total de chamadas curtas e normais.
Nenhuma grande empresa aparece nessa lista, mas isso não significa que elas não tenham participação nos robocalls, pois terceirizadas podem ser contratadas para fazer a gestão de chamadas. A própria Anatel tem esse entendimento, mas não conta com a lista dos tomadores de serviço.
A Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), que representa o setor de callcenters no Brasil, afirma que nenhum associado foi citada na lista da Anatel. A entidade afirma que seus membros “seguem rígidas práticas operacionais do código de autorregulação do setor (…) que há muitos anos implementa regras que proíbem ligações insistentes”.
A Anatel prevê punição para usuários ofensores. Quem continuar praticando o telemarketing abusivo pode receber uma multa de até R$ 50 milhões, além de ter os serviços telefônicos suspensos.
Confira abaixo a lista de maiores ofensores do sistema telefônico brasileiro:
AnatelNão Me PerturbeRobocallsSPAMTelemarketing