Legado da compra: Twitter encerrará selo azul “Legacy” na próxima semana – Tecnoblog
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Se não for pegadinha de 1º de abril, esta data marcará o fim de uma era no Twitter. A plataforma comunicou que, no início do próximo mês, encerrará o selo de verificação “Legado” criado para contas que foram verificadas antes de Elon Musk comprar o Twitter.
Twitter anuncia que encerrará o selo legado em 1º de abril (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
A marcação de Legacy, como é chamada no inglês, serve para diferenciar contas originais de possíveis contas falsas. Logo que o Twitter Blue foi liberado para diversos países, com a funcionalidade de mostrar um selo azul ao lado, trolls começaram a se passar por contas de empresas e de famosos — teve até o caso notável de um fake do Lebron James, jogador de basquete, dizendo que estava saindo Los Angeles Lakers.
Em seu pouco tempo de vida, o Legacy era útil. Mas chegou a hora de dizer adeus. Ou será que é uma pegadinha de 1º de abril bolada a um nível Jim Halpert?
Legacy está morto, longa vida ao Twitter Blue?
Com o fim do Legacy, quem não pagar o Twitter Blue, serviço de assinatura do Twitter, perderá o clássico selo azul na sua conta. Você provavelmente não verá uma Kim Kardashian da vida perdendo a sua verificação, ou o Lebron James. Eles têm condições de pagar com sobras, mas isso pode afetar órgãos públicos e ONGs que possuem dificuldades (principalmente burocráticas) de assinar uma verificação.
On April 1st, we will begin winding down our legacy verified program and removing legacy verified checkmarks. To keep your blue checkmark on Twitter, individuals can sign up for Twitter Blue here: https://t.co/gzpCcwOpLp Organizations can sign up for https://t.co/RlN5BbuGA3…
— Twitter Verified (@verified) March 23, 2023
As críticas ao modo como o Twitter verificava as contas de famosos, pessoas públicas e organizações são válidas. Na minha época de MMA Brasil, um dos sites pioneiros em MMA e podcast no Brasil, nunca fomos verificados.
Todavia, o selo era importante para validar informações oficiais (gostasse você ou não da pessoa verificada) e evitar a propagação de contas fakes ou de paródias — este um tipo voltado ao humor.
Além de ganhar dinheiro com o selo de verificação, a proposta de lançá-lo como recurso do Twitter Blue é diminuir o uso de bots e contas falsas na rede social — mesmo que exista outros métodos para resolver esse problema.
Para mitigar possíveis casos de contas falsas de empresas, já existe o selo dourado. Para celebridades de “alto impacto”, vide a Kim Kardashian e seus 75 milhões de seguidores para exemplo, não foi apresentado alguma mudança. Empresas poderão se inscrever no programa de Organizações Verificadas.
Kim Kardashian é uma das pessoas mais seguidas no Twitter (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Data do fim soa como trollagem — e pode ser proposital
Elon Musk possui um vultoso histórico de promessas não cumpridas e de trollagens. Lembra da venda de ações da Tesla por R$ 420? Uma piada séria com o uso de maconha. O anúncio do fim do selo Legacy no dia 1º de abril tem cheiro de mais uma pegadinha — e de promessa a não ser cumprida.
Contudo, a escolha da data pode ser proposital, justamente para causar essa dúvida na imprensa e nas pessoas. Aqui no Tecnoblog, nossa editora Vivi Werneck recebeu na sua timeline um anúncio pedindo para assinar o Twitter Blue e não perder o selo de verificação. A verdade sobre o caso o fim do selo legado, ironicamente, será dada no dia da mentira.
Propaganda do Twitter Blue para contas com verificação legado (Imagem: Reprodução/Tecnoblog) Elon MuskTwitterTwitter BlueTwitter Blue for BusinessTwitter for MacTwitter para profissionais