Apple planeja encerrar suporte aos clientes via redes sociais ainda em 2023 – Tecnoblog
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A Apple está planejando encerrar o atendimento ao consumidor pelas redes sociais neste ano. Desse modo, o suporte fornecido via Twitter/X, YouTube e até no fórum de suporte da Apple chegaria ao fim. A informação foi publicada pelo site MacRumors, especializado na cobertura da Apple, e cita fontes “anônimas” — provavelmente funcionários envolvidos com a situação.
Apple planeja encerrar suporte via redes sociais ainda em 2023 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
De acordo com o MacRumors, a conta @AppleSupport no “Xwitter” passará responder os contatos com mensagens automáticas, pedindo que o consumidor procure outros canais para ser atendido. Já no canal Apple Suport no YouTube, a empresa apenas não responderá mais os comentários pedindo ajuda.
Funcionários de suporte das redes sociais migrarão para o telefone
As fontes do site americano afirmam que os funcionários afetados pela mudança receberam a oferta de migrar para o suporte via telefone — a Apple só permitirá a migração para o bate-papo no site em casos especiais. O problema é que alguns não querem ou não podem fazer a troca (imagine que alguém até pode fazer o atendimento telefônico de casa, mas mora com filhos).
Com fim do suporte pelas redes sociais, Apple focará no suporte via telefone (Imagem: Victor Pádua/Tecnoblog)
O motivo para a Apple encerrar o suporte nas redes sociais, segundo a própria empresa, é que a maioria dos clientes prefere o atendimento telefônico. No entanto, não podemos deixar de levar em conta os novos preços da API do X/Twitter. Os valores elevados aumentaram o custo dos programas de gerenciamento de redes sociais.
Fim do suporte pode esbarrar em leis de proteção do consumidor
Como explicado no texto, a informação é que a Apple está apenas na fase de “planejamento e estudo” para encerrar o suporte nas plataformas. E apesar de ser um rumor, a fonte é um site confiável (MacRumors).
E claro, países possuem legislações para proteção do consumidor. Não fique surpreso se a Apple confirmar a ação e, alguns meses depois, a União Europeia, o Procon e até mesmo americana FTC contestarem a diminuição de canais de suporte. Afinal, o suporte ao consumidor precisa sempre ser ampliado, nunca reduzido.
Com informações: MacRumors e The Verge
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