As melhores ofertas, sem rabo preso

WhatsApp Telegram

Os usuários de Chromebooks tem um motivo para celebrar nesta quinta-feira (14): o Google ampliou o suporte dos laptops para dez anos. A novidade é válida até para os modelos lançados de 2019 em diante. Antes dessa mudança na política de suporte, os Chromebooks recebiam atualizações por oito anos.

Chromebooks terão 10 anos de suporte e novidade vale até para alguns laptops já lançados (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Ou seja, quem tem um Chromebook lançado entre 2019 ou setembro de 2023 ganhou mais dois anos de suporte e atualizações. No caso dos laptops mais velhos, os updates serão enviados até 2029. A mudança de política do Google pode dar mais fatia de mercado para os Chromebooks.

Chromebooks têm política de suporte mais transparente

Os Chromebooks, laptops que utilizam o sistema operacional Chrome OS, do Google, possuem uma política de atualização bem direta: você compra já sabendo quando tempo de suporte terá. Esse formato lembra até o que as fabricantes de smartphones fazem nos aparelhos Android, divulgando no lançamento por quantos anos os updates serão enviados.

Já os notebooks Windows e da Apple “costumam” deixar uma incerteza sobre quantos anos o sistema operacional pode ser atualizado. Por exemplo, quem ainda tem um laptop com Windows 7 (lançado em fevereiro de 2009) recebeu o último update de segurança em janeiro — quase 14 anos de suporte.

A Apple tem a tradição de manter a atualização do maCOS por seis ou oito anos, dependendo do modelo, e as correções de segurança por mais que a “vida” do sistema operacional.

Google divulga política de suporte dos Chromebooks (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

A política do Google tem um lado positivo (que levava a um lado negativo): ao comprar um Chromebook, você tem certeza o tempo de suporte que terá. Por outro lado, vamos com esse exemplo: com oito anos de suporte, se você comprou um Chromebook de 2019 em 2021, já tinha ciência de que restava apenas 6 anos de atualizações — dependendo do seu ponto de vista, isso poderia ser ruim.

E sim, para o Google também não é bom. O possível cliente pode acabar “apostando” na longevidade de um notebook com Windows 11 no lugar de um Chromebook que ele sabe que já perdeu X anos de suporte.

A Microsoft é a principal rival do Google no segmento de notebooks de entrada, para trabalho e escola. Em 2021, os Chromebooks superaram as vendas de MacBooks tomando o espaço perdido pelos laptops Windows.

Com informações: Android Police e XDA-Developers

Acer ChromebookAndroidChrome OSChromebookGalaxy ChromebookGoogleSamsung ChromebookWindows 11Windows 7WindowsmacOSMicrosoftApple

Fonte: tecnoblog.net/noticias/2023/09/14/chromebooks-fabricados-a-partir-de-2019-terao-10-anos-de-atualizacoes