Threads libera oficialmente a sua versão gratuita do TweetDeck – Tecnoblog
Por FI
Adam Mosseri, CEO do Instagram e do Threads, divulgou na última quinta-feira (31) que a nova interface do Threads foi lançada globalmente. Essa novidade permite que os usuários separem a tela inicial com diferentes feeds, igual ao antigo TweetDeck — agora X Pro e um recurso pago do X/Twitter. A nova interface é gratuita e foi batizada de ThreadsDeck pelos usuários.
Os feeds de coluna deram as caras no microblogging duas semanas atrás, ainda em fase de testes. O usuário pode fixar diversas colunas na página inicial. Assim, por exemplo, você pode ver a timeline de contas seguidas, respostas (que pode ser dividida para cada reação) e pesquisas — o que permite acompanhar diferentes assuntos de uma só vez.
Feed Para Você não pode ser removido
Porém, a obsessão da Meta pelo feed de recomendados, o Para Você, impede que você remova essa coluna de uma vez por todas. Eu coloquei a timeline Seguindo na coluna principal, que não pode ser excluída. Ao fechar e reabrir, ele retornou para o feed de recomendados.
Mas bem, para quem sente saudades do TweetDeck e abandonou o X/Twitter, isso é o de menos. Com essa novidade, você pode, por exemplo, manter o feed Seguindo e o resultado de pesquisas de algum evento esportivo fixados.
Como alguém que usou ativamente o TweetDeck, esse recurso torna o Threads mais atrativo na web — tanto no pessoal quanto no profissional, como diz Fausto Silva. Para jornalistas, fica mais fácil acompanhar possíveis pautas. Para social medias, as colunas ajudam na hora de ver reações e publicações de clientes.
Você ainda pode definir se quer que as atualizações nas colunas sejam automáticas. O lado ruim é que não tem como gerenciar a posição das colunas. Se você quiser reordená-las, precisa excluir e adicionar os feeds até chegar na ordem desejada.
Recursos e estratégias para recuperar usuários
O recurso pode ser mais um meio do Threads recuperar os usuários. Após um lançamento recorde, batendo 100 milhões de usuários, a rede social da Meta foi perdendo interesse do público — principalmente por chegar incompleta, sem recursos simples.
Recentemente, outra estratégia da plataforma foi o lançamento do programa de bônus para criadores de conteúdo. O Threads pode pagar até US$ 5 mil (R$ 25.500) para os influencers. Nos Estados Unidos, a plataforma já conta com uma espécie de Trendings Topics, o Trending Now.
Com informações: TechCrunch e The Verge