Celulares Motorola ganham Pasta Segura e outros recursos de segurança – Tecnoblog
As melhores ofertas, sem rabo preso
WhatsApp Telegram
Segurança é coisa séria. Pensando nisso, a Motorola preparou uma nova plataforma para controlar as ferramentas de proteção e privacidade em seus celulares: o Moto Secure. Além de reunir as configurações nativas, a solução agrega recursos inéditos aos smartphones, como a Pasta Segura e outras técnicas para deixar a tela de bloqueio mais resistente.
Motorola revela Moto Secure para deixar celulares mais protegidos (Imagem: Divulgação/Motorola)
O projeto reforça as funções de proteção nativas do Android 13. E parte dessa melhoria vem do novo aplicativo, que reúne todas as definições em um único lugar, facilitando o acesso às definições.
Isto significa que os usuários não precisam acessar todos os menus das configurações do sistema só para administrar as permissões de aplicativo, por exemplo. Basta abrir o Moto Secure para controlar estas e outras definições com poucos toques na tela.
A novidade ainda traz outros benefícios, como a Pasta Segura.
Pasta Segura protege apps de banco e afins
Similar ao recurso encontrado em celulares da Samsung, a Pasta Segura oferece uma camada extra de proteção aos aplicativos. Ao levá-los para dentro da instância limitada, apenas quem possui a senha poderá acessá-los.
Esta senha é exclusiva e diferente da credencial usada para desbloquear a tela do celular.
A pasta ainda oferece a opção para ser ocultada ou disfarçada com ícone e nome diferentes para despistar bisbilhoteiros e criminosos.
Todo esse aparato dá mais proteção a softwares sigilosos, como aplicativos de banco. Afinal, além de esconder o app, os criminosos terão de descobrir mais uma senha que será solicitada antes de inserir as credenciais da conta corrente.
Moto Secure embaralha teclado numérico da tela de bloqueio (Imagem: Divulgação/Motorola)
Motorola reforçou a tela de bloqueio
A Pasta Segura já é um bom caminho para resguardar informações sensíveis. Mas, para torná-la efetiva, é preciso começar pelo começo: a tela de bloqueio.
Segundo a Motorola, a solução vai agregar novas configurações para evitar acessos indesejado. É o caso de uma solução que vai embaralhar o layout do teclado numérico na hora de digitar o PIN, para que nenhum bisbilhoteiro descubra a sua senha.
Os usuários também poderão impedir que terceiros, sem a senha ou biometria, desativem o Wi-Fi, Bluetooth, GPS e afins.
Também há espaço para aprimorar as conexões. Neste caso, o Moto Secure vai trazer opções para reforçar a proteção do Wi-Fi, incluindo uma lista de bloqueio e uma solução para verificar o nível de segurança da rede.
Outra novidade fica pela possibilidade de bloquear o acesso a apps críticos em conexões abertas. Por fim, também será possível desativar o 2G para evitar as vulnerabilidades da rede móvel.
Por enquanto, apenas os proprietários do Moto G53 e G73 terão acesso à novidade. Mas a Motorola confirmou que o Moto Secure chegará aos aparelhos antigos com a atualização para o Android 13.
Moto G53Moto G73Motorola