Mesmo visto por mais de 100 milhões, Os Anéis de Poder não chega perto de sucessos da Netflix – Tecnoblog
As melhores ofertas, sem rabo preso
WhatsApp Telegram
Lançada no Prime Video em setembro de 2022, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder estreou na plataforma com grandes expectativas, não apenas pela popularidade da obra, mas também por ser a série mais cara já produzida na história. Embora tenha apresentado bons resultados, seu desempenho não foi como o esperado e, a título de comparação com outros sucessos da Netflix, ainda não rendeu para a Amazon o seu tão aguardado fenômeno.
Senhor dos Anéis: Anéis do Poder (Imagem: Divulgação / Netflix)
De acordo com dados revelados pela própria Amazon, Os Anéis de Poder foi visto por nada menos do que 100 milhões de pessoas. Número esse que o transforma na produção Amazon Original mais assistida em todo o mundo, com 24 bilhões de minutos transmitidos.
Embora grandiosos, esses valores perdem um pouco do seu brilho quando colocados em perspectiva com o custo da produção, que, segundo o Business Insider, foi de US$ 715 milhões.
Além disso, a obra ainda também está longe de bater grandes sucesso da Netflix, como mostram os dados apurados pela FlatpanelsHD.
Segundo o site, a primeira temporada de The Witcher teve 32,5 bilhões de minutos assistidos, enquanto a primeira temporada de Wandinha alcançou nada menos do que 74,2 bilhões de minutos vistos.
Maratona e redes sociais ajudam em fenômeno
Netflix x Amazon Prime Video (Imagem: Tecnoblog)
Embora as três produções tenham o mesmo número de episódios, um ponto que vale lembrar é que, no caso da Netflix, eles foram lançados todos de uma única vez, enquanto a série de O Senhor dos Aneis ganhou episódios semanais.
Ainda que essa janela de tempo possa trabalhar tanto a favor quanto contra uma produção, é notório como esse modelo de maratona já ajudou a viralizar muitos programas.
Round 6, por exemplo, um dos maiores sucessos da Netflix, conseguiu se retroalimentar desse frissom das redes, de maneira que as pessoas conheciam a série através dos comentários e memes que surgiam nas plataformas.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Morning Consult, 32% dos assinantes da empresa descobriram a série por meio de redes sociais, sendo que 20% desse total foi exclusivamente pelo TikTok.
Prime Video ainda busca seu fenômeno
Para além dessas questões, há ainda outros fatores a serem considerados para os números de Anéis do Poder não terem conseguido alcançar as expectativas.
Um deles, com certeza, foi o boicote realizado por alguns fãs de Tolkien, que criticaram a série antes mesmo de sua estreia, devido a certas mudanças em relação aos livros.
Apesar de tudo isso, o Prime Video parece bastante satisfeito com os números e críticas proporcionados pela série. Sua segunda temporada já foi confirmada e, ainda que não tenha uma data oficial de estreia, deve retornar em 2024, mantendo o sonho do streaming de alcançar o seu aguardado fenômeno.
Amazonamazon prime videoAnéis do PoderNetflix