As melhores ofertas, sem rabo preso

WhatsApp Telegram

Lançada no Prime Video em setembro de 2022, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder estreou na plataforma com grandes expectativas, não apenas pela popularidade da obra, mas também por ser a série mais cara já produzida na história. Embora tenha apresentado bons resultados, seu desempenho não foi como o esperado e, a título de comparação com outros sucessos da Netflix, ainda não rendeu para a Amazon o seu tão aguardado fenômeno.

Senhor dos Anéis: Anéis do Poder (Imagem: Divulgação / Netflix)

De acordo com dados revelados pela própria Amazon, Os Anéis de Poder foi visto por nada menos do que 100 milhões de pessoas. Número esse que o transforma na produção Amazon Original mais assistida em todo o mundo, com 24 bilhões de minutos transmitidos.

Embora grandiosos, esses valores perdem um pouco do seu brilho quando colocados em perspectiva com o custo da produção, que, segundo o Business Insider, foi de US$ 715 milhões.

Além disso, a obra ainda também está longe de bater grandes sucesso da Netflix, como mostram os dados apurados pela FlatpanelsHD.

Segundo o site, a primeira temporada de The Witcher teve 32,5 bilhões de minutos assistidos, enquanto a primeira temporada de Wandinha alcançou nada menos do que 74,2 bilhões de minutos vistos.

Maratona e redes sociais ajudam em fenômeno

Netflix x Amazon Prime Video (Imagem: Tecnoblog)

Embora as três produções tenham o mesmo número de episódios, um ponto que vale lembrar é que, no caso da Netflix, eles foram lançados todos de uma única vez, enquanto a série de O Senhor dos Aneis ganhou episódios semanais.

Ainda que essa janela de tempo possa trabalhar tanto a favor quanto contra uma produção, é notório como esse modelo de maratona já ajudou a viralizar muitos programas.

Round 6, por exemplo, um dos maiores sucessos da Netflix, conseguiu se retroalimentar desse frissom das redes, de maneira que as pessoas conheciam a série através dos comentários e memes que surgiam nas plataformas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Morning Consult, 32% dos assinantes da empresa descobriram a série por meio de redes sociais, sendo que 20% desse total foi exclusivamente pelo TikTok.

Prime Video ainda busca seu fenômeno

Para além dessas questões, há ainda outros fatores a serem considerados para os números de Anéis do Poder não terem conseguido alcançar as expectativas.

Um deles, com certeza, foi o boicote realizado por alguns fãs de Tolkien, que criticaram a série antes mesmo de sua estreia, devido a certas mudanças em relação aos livros.

Apesar de tudo isso, o Prime Video parece bastante satisfeito com os números e críticas proporcionados pela série. Sua segunda temporada já foi confirmada e, ainda que não tenha uma data oficial de estreia, deve retornar em 2024, mantendo o sonho do streaming de alcançar o seu aguardado fenômeno.

Amazonamazon prime videoAnéis do PoderNetflix

Fonte: tecnoblog.net/noticias/2023/02/03/mesmo-visto-por-mais-de-100-milhoes-os-aneis-de-poder-nao-chega-perto-de-sucessos-da-netflix