As melhores ofertas, sem rabo preso

WhatsApp Telegram

A OpenAI informou nesta sexta-feira (24) que 1,2% dos assinantes do ChatGPT Plus tiveram dados pessoais vazados. A causa foi o bug que mostrava o histórico de outros usuários para outras contas. A OpenAI informa que já entrou em contato com os membros do ChatGPT Plus que foram vítimas do vazamento.

OpenAI revelou vazamento de dados de usuários do ChatGPT Plus (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Ao contrário do que foi publicado antes, o vazamento não foi apenas de informações publicadas nas conversas. Nas suas diretrizes, a OpenAI diz que os usuários não devem divulgar dados sensíveis nas conversas com o ChatGPT.

A OpenAI explicou que, durante um período de nove horas, usuários poderiam acessar ou receber dados de outros assinantes do ChatGPT Plus: nome, sobrenome, email, endereço de cobrança e os últimos quatro dígitos do cartão. Nenhum membro do serviço teve todo os números do cartão revelados. Em um dos casos, esses dados só eram visíveis se os dois usuários estivessem conectados ao mesmo tempo. A empresa não divulgou o número total de contas que tiveram informações pessoais vazadas.

Bug enviou emails errados na confirmação de conta

A empresa revelou que, entre as 5h e 14h do horário de Brasília do dia 20 de março, os emails de confirmação de assinatura enviaram os dados errados para os novos usuários. A OpenAI ainda afirma que o problema pode ter acontecido também antes do dia 20, mas ainda não há confirmações sobre isso.

Apesar da gravidade do caso, as brincadeiras com o vazamento começaram logo nos primeiros minutos do comunicado da OpenAI. Ou, como disse o usuário @stetsblake, o caso colocou o “aberto” de volta no OpenAI — um trocadilho com o nome da empresa, que significa IA Aberta na tradução literal.

Putting the open back in open ai

— stetson 🤠 (@stetsblake) March 24, 2023

“Vocês estão abrindo (open) novas estradas para o mundo”

You guys are open new roads to the world

— Isaac García (@Isaactremonti) March 24, 2023

Vazamento está ligado a bug e ChatGPT fora do ar

Na segunda-feira (20), o ChatGPT ficou a maior parte do tempo fora do ar para todos os usuários, incluindo os assinantes do ChatGPT Plus — em teoria, eles não enfrentam a fila para acessar a IA. No dia seguinte, a OpenAI revelou que deixou o ChatGPT offline para resolver o bug que mostrava o histórico de conversas dos usuários em outras contas.

We took ChatGPT offline Monday to fix a bug in an open source library that allowed some users to see titles from other users’ chat history. Our investigation has also found that 1.2% of ChatGPT Plus users might have had personal data revealed to another user. 1/2

— OpenAI (@OpenAI) March 24, 2023

Em seu comunicado oficial, a OpenAI informou que a primeira mensagem de uma conversa recente poderia ser acessada no chat de outra pessoa se os dois usuários estivessem online ao mesmo tempo. A empresa acredita que um número pequeno de usuários foi afetado — mas não foi divulgado o número exato de vítimas.

ChatGPTGPTGPT-4Inteligência ArtificialOpenAI

Fonte: tecnoblog.net/noticias/2023/03/24/openai-revela-que-bug-no-chatgpt-levou-a-vazamento-de-dados-dos-usuarios