As melhores ofertas, sem rabo preso

WhatsApp Telegram

A Anatel divulgou a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida para o ano de 2022, e os resultados não são bons para algumas operadoras de banda larga fixa: a Sky e Claro possuem os clientes com menor satisfação geral. A agência também avaliou o funcionamento, qualidade da informação, atendimento telefônico, atendimento digital e cobrança.

Cabo Ethernet (Imagem: Mike Gieson / FreeImages)

Além do serviço de banda larga fixa, a Anatel também pesquisou a satisfação e qualidade percebida para os serviços de TV por assinatura, telefonia fixa, móvel pós-pago e móvel pré-pago. Foram feitas 88,2 mil entrevistas entre julho de 2022 a janeiro de 2023, conduzidas pela Kantar TNS.

Clientes de banda larga são os menos satisfeitos

A pesquisa de satisfação geral é importante para entender a percepção dos usuários de determinada operadora. Os resultados são formados a partir de três perguntas: se o cliente está satisfeito, se pretende permanecer naquela empresa e se recomendaria para alguém.

Entre todas as pesquisas de satisfação geral, o serviço de banda larga alcançou a média nacional de 7,07 — é o menor índice em comparação com TV paga, fixo e celular. A Anatel estabeleceu a meta de chegar a nota 7,5 até o ano de 2027.

Com nota 6,5, a Sky é a operadora de internet com menos clientes satisfeitos. A Claro aparece no penúltimo lugar, com 6,76 — é uma colocação preocupante, especialmente quando consideramos que a tele lidera o mercado em número de clientes.

Também é importante ficar de olho na TIM e Oi, que figuraram abaixo da média nacional. Os melhores resultados foram alcançados por operadoras regionais, como Gigabyte, Unifique e Brisanet — são as únicas que ficaram com mais de 7,5 pontos, meta da Anatel para 2027.

OperadoraÍndice de Satisfação Geral – Banda Larga
Gigabyte 8,25
Unifique 8,18
Brisanet 8,14
Algar 7,35
Mob 7,32
Vivo 7,32
Valenet 7,31
Oi 7,03
TIM 7,00
Claro 6,76
Sky 6,50
Média nacional 7,07

Sky e Claro têm menor qualidade de funcionamento

Outro importante parâmetro da pesquisa da Anatel é a qualidade de funcionamento. Mais uma vez, Claro e Sky aparecem na lanterna, com notas 7,27 e 6,58, respectivamente.

Vale destacar que a Oi também figura abaixo da média nacional de qualidade de funcionamento. As operadoras regionais Gigabyte, Unifique e Brisanet foram as melhores avaliadas.

OperadoraQualidade de funcionamento – Banda Larga
Gigabyte 8,15
Unifique 8,13
Brisanet 8,12
Algar 7,56
Mob 7,56
TIM 7,46
Valenet 7,57
Vivo 7,55
Oi 7,29
Claro 7,27
Sky 6,58
Média nacional 7,41

A agência também estimou a qualidade de informação ao consumidor. Segundo o estudo, intervenções no sentido de melhorar a percepção do consumidor sobre a qualidade de funcionamento e informação tendem a contribuir para aumentar a satisfação com o serviço.

Cable Modem da banda larga Claro NET Virtua. Foto: Lucas Braga/Tecnoblog (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

A Claro figura mais uma vez na lanterna, com nota 6,58 no indicador de informação ao consumidor. TIM e Sky também figuraram abaixo da média nacional, enquanto as regionais Gigabyte, Unifique e Brisanet lideram a categoria.

OperadoraQualidade de informação ao consumidor – Banda Larga
Gigabyte 8,10
Unifique 8,07
Brisanet 7,89
Valenet 7,40
Mob 7,28
Algar 7,11
Oi 6,92
Vivo 6,85
Sky 6,72
TIM 6,79
Claro 6,58
Média nacional 6,83

Em relação ao atendimento telefônico, a Claro também figurou com a menor nota. O desempenho da operadora para esse indicador não foi positivo nos demais serviços, e, por esse motivo, a Anatel irá abrir um processo de acompanhamento para avaliar a qualidade.

OperadoraQualidade de atendimento telefônico – Banda Larga
Brisanet 8,14
Unifique 8,14
Algar 7,05
Gigabyte 7,86
Valenet 7,04
Sky 6,57
Mob 6,56
Vivo 6,46
Oi 6,43
TIM 6,15
Claro 5,86
Média nacional 6,30

No quesito cobrança, Claro, Sky e Vivo figuram abaixo da média nacional:

OperadoraQualidade de Cobrança – Banda Larga
Gigabyte 9,40
Unifique 9,38
Brisanet 9,16
Valenet 8,85
Mob 8,61
TIM 8,25
Oi 8,17
Algar 8,13
Vivo 8,00
Claro 7,96
Sky 7,81
Média nacional 8,11

Já no atendimento em plataformas digitais, a TIM teve a pior classificação, seguida por Claro e Vivo:

OperadoraQualidade de atendimento digital – Banda Larga
Gigabyte 8,15
Brisanet 8,08
Unifique 7,95
Algar 7,15
Valenet 7,10
Sky 6,92
Mob 6,86
Oi 6,83
Vivo 6,76
Claro 6,42
TIM 6,41
Média nacional 6,71

O estudo completo está disponível no site da Anatel. A pesquisa também possui dados segregados por estado e pode ajudar a descobrir as melhores e piores operadoras da sua região.

AnatelBanda largaBrisanetClaroInternetOi FibraSkyTIMTIM UltrafibraVivo Fibra

Fonte: tecnoblog.net/noticias/2023/04/05/claro-e-sky-tem-os-clientes-de-banda-larga-fixa-mais-insatisfeitos