As melhores ofertas, sem rabo preso

WhatsApp Telegram

Na última quinta-feira (13), Sam Altman, CEO da OpenAI, declarou que a empresa não está “treinando” o GPT-5, modelo de linguagem (LLM) de inteligência artificial da empresa. Com a sua fala, Altman desmentiu os rumores e a carta que pedia a pausa no desenvolvimento de IAs. Ainda sobre a carta o CEO, relata que ela não informava o que especificamente as empresas deveriam parar.

GPT é o nome do “motor” equipado no ChatGPT e Bing Chat (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Sam Altman foi um dos convidados do evento “O Futuro dos Negócios IAs”, organizado pelo célebre Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês). Mesmo sem desenvolver o GPT-5, Altman revelou que a empresa está focada em aprimorar o GPT-4, LLM mais recente da OpenAi e que é usada no ChatGPT e Bing Chat.

CEO da OpenAI comenta carta para pausar desenvolvimento de IAs

Para Sam Altman, a carta aberta que pedia às empresas de inteligência artificial a interrupção do desenvolvimento de LLMs mais potentes que o GPT-4 não explicava de maneira técnica o que fazer. Ele ainda desmentiu a informação publicada na carta de que a OpenAI já estava treinando o GPT-5.

O documento foi publicado em março, pouco depois do lançamento oficial do GPT-4. A autoria é da fundação Future of Life publicou, que tem uma parte do seu financiamento oriundo do caixa de Elon Musk — que é um dos assinantes da carta junto de outros empresários techs.

Bing Chat com GPT-4 não consegue resolver regra de três composta — nem mesmo em inglês (Imagem: Reprodução /Tecnoblog)

O CEO da OpenAI afirmou ainda que o treinamento do GPT-5 não começará tão cedo. O foco é melhorar o que já tem. A “assustadora e potente” GPT-4 continua falhando em tarefas “simples”, como regra de três composta — seja no Bing ou no ChatGPT.

Mesmo parecendo que não levou a carta a sério, Altman disse que a OpenAI está resolvendo problemas de segurança no GPT-4. Na carta, este foi um dos pontos de “preocupação” levantado pela Future of Life.

Com informações: The Verge

BingBing ChatCEOChatGPTFuture of Life InstituteGPT-4OpenAISam AltmanElon MuskMIT

Fonte: tecnoblog.net/noticias/2023/04/14/em-palestra-openai-afirma-que-nao-esta-treinando-gpt-5-e-que-ela-nao-chega-tao-cedo