As melhores ofertas, sem rabo preso

WhatsApp Telegram

Um produto da Samsung está dando o que falar entre os fiéis consumidores da marca no Brasil. As pessoas até procuram, mas não encontram o rastreador digital Galaxy SmartTag em canto nenhum. A Samsung confirmou ao Tecnoblog que interrompeu a fabricação do dispositivo, que concorre diretamente com o Apple AirTag.

Samsung Galaxy SmartTag foi apresentado originalmente em 2021 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Ainda de acordo com a gigante sul-coreana, hoje em dia é possível encontrar o Galaxy SmartTag “em alguns varejistas”. A própria loja online oficial exibe o produto, mas diz que está indisponível no momento.

A cobrança é grande na plataforma Samsung Members. Presente de fábrica em todos os smartphones da marca, ela concentra conversas de consumidores que buscam informações sobre os rastreadores digitais. Um deles disse que o SmartTag não é mais visto nem no Brasil, nem em outros países.

Usuário do Samsung Members pergunta sobre SmartTag (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Outros fãs da Samsung pedem explicações diretamente no Twitter, conforme você vê abaixo. Algumas queixas sobre a falta do SmartTag começaram em junho.

Eu tava com vontade de comprar uma smart tag da Samsung pra usar na mala quando for viajar. Já tinha visto na loja ela num preço bom, com 2 por uns 200 reais. Fui procurar agora e tá em falta e quando tem tá custando mais de 700 reais uma! A Samsung parou de vender pro Brasil?

— Menina da Nintendo • #DemocraciaSempre (@AcnhHavai) June 15, 2023

@SamsungBrasil cadê as Galaxy Smarttag??? Estou querendo e não encontro. Caiu no esquecimento já??? Por isso a @Apple tem mais clientes pic.twitter.com/1A7GIEBBlx

— Gustavo Becaro (@GBecaro) August 3, 2023

Oi @SamsungBrasil quando vcs vão voltar a vender a SmartTag?

— O carinha of time (@Alechiz_br) July 27, 2023

A Samsung não vende mais Smart Tag não?

— better call rena (@orenatoaugusto) August 1, 2023

Para que serve o SmartTag?

A Samsung entrou no mercado de rastreadores digitais em 2021, quando anunciou o Galaxy SmartTag e o Galaxy SmartTag+. Os dispositivos utilizam Bluetooth 5.0 (LE) ou ultra wideband (UWB) para determinar a localização do item que está sendo monitorado. Na ocasião, a versão mais simples custava entre R$ 199 e R$ 549.

Trata-se de um equipamento muito útil para colocar em malas e mochilas, por exemplo. Ele não tem GPS, mas se utiliza de outros dispositivos próximos para determinar a localização do item no planeta. Num certo sentido, dá até para dizer que o Galaxy SmartTag funciona offline, já que não depende de internet para informar o posicionamento (desde que os aparelhos próximos tenham acesso à rede).

Aplicativo do SmartThing permite encontrar SmartTag (Imagem: Divulgação/Samsung)

Toda a categoria de rastreadores digitais vem crescendo no planeta, a reboque do interesse gerado pela Apple sobre o assunto, quando revelou o AirTag.

Alta expectativa em torno da próxima geração

A Samsung não confirma a informação, mas existem rumores sobre a próxima geração do dispositivo. Ela teria design totalmente refeito, num formato mais compacto. A argola para chaves parece estar maior, segundo relatos na imprensa estrangeira.

Este deve ser o Galaxy SmartTag 2, segundo documento enviado à FCC (Imagem: Reprodução/SamMobile)

Ainda não se sabe quando a Samsung deve anunciar o próximo dispositivo. A expectativa, no entanto, é de que isso fique para 2024, se considerarmos o histórico de eventos e lançamentos da marca.

Com informações do SamMobile

Apple AirTagBrasilGalaxy SmartTagSamsungSamsung MembersBluetoothAppleBanda ultralarga (UWB)Twitter

Fonte: tecnoblog.net/noticias/2023/08/11/fas-da-samsung-pedem-a-volta-do-galaxy-smarttag