As melhores ofertas, sem rabo preso

WhatsApp Telegram

Após a China proibir o uso de iPhones nos órgãos governamentais, as ações da Apple abriram o dia em queda. Os ativos da big tech americana caíram pouco mais de 3,3% de ontem para hoje. Na quarta-feira, quando o governo chinês informou a novidade aos seus funcionários públicos, as ações da Apple estavam em US$ 182 dólares, enquanto hoje operam na casa de US$ 176 dólares.

Funcionários do governo chinês são proibidos de usar iPhone para tarefas de trabalho (Imagem: Victor Pádua/Tecnoblog)

De acordo com o que foi publicado pelo Wall Street Journal, os oficiais do governo chinês estão proibidos de usar iPhones para atividades relacionadas aos seu serviço. Mas mesmo que isso não os impeça de usar um celular da Apple para atividades pessoais, a ação de Pequim impactará na receita da big tech, que teve 18% de seus lucros nos últimos cinco anos oriundos da China.

Apple sofre queda antes de anúncio do iPhone 15

A decisão da China acontece dias antes da Apple anunciar a nova linha iPhone 15, que deve ser apresentada no próximo dia 12. Historicamente, os dias que antecedem o lançamento dos smartphones da marca são de aumento no preço das ações. Em 2023, o cenário mudou.

A medida era para ser apenas uma “vingança” do governo chinês contra as sanções dos Estados Unidos e valorização das fabricantes de celulares de país — inclusive a Huawei lançou recentemente seu smartphone com chip de 7 nm fabricado com tecnologia própria. No entanto, acabou afetando a Apple antes do seu principal anúncio anual.

Estados Unidos proibiu TikTok em smartphones do governo

TikTok é chinês e foi banido em celulares do governo americano (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

No ano passado, o TikTok, app chinês, foi banido de smartphones usados pelo governo americano. Funcionários estatais não conseguem instalar o app em seus dispositivos profissionais. A medida visa impedir uma possível espionagem nos aparelhos do governo.

Com informações: Wall Street Journal e Valor Econômico

AppleChinaEUAiPhoneTikTokWall Street JournalHuawei

Fonte: tecnoblog.net/noticias/2023/09/07/acoes-da-apple-caem-apos-china-proibir-uso-de-iphone-no-governo