As melhores ofertas, sem rabo preso

WhatsApp Telegram

A Amazon publicou nesta sexta-feira (22) um comunicado informando que o Prime Video exibirá anúncios em seus conteúdos. A (triste) novidade chegará em 2024 para nove países. O Brasil não foi citado e podemos celebrar — por enquanto, muito provavelmente.

Prime Video terá anúncios em alguns países a partir de 2024 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A mudança no modelo de negócio do streaming não mudará os preços da assinatura, mas criará um taxa extra de US$ 2,99 para virar “ad free” (livre de anúncios). Usuários do Prime na Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido começarão a ver “anúncios limitados” (aspas da Amazon) a partir do início do próximo ano. Já Austrália, Espanha, França, Itália e México receberão a novidade mais tarde em 2024.

Amazon justifica anúncios com resposta clássica dos streamings

No comunicado, disponível em seu blog oficial, a Amazon explica que tomou a decisão de incluir anúncios para “continuar investindo em conteúdos atraentes”. Essa é uma variação da resposta padrão dos streamings para justificar mudanças que não agradam os clientes.

Amazon justifica inclusão de anúncios com “continuar investindo em conteúdos atraentes”, agora espero temporada nova de The Boys todos os anos (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Por outro lado, a Amazon (que demitiu por volta de 27 mil funcionários nos últimos meses) também segue o que as concorrentes estão fazendo. A Netflix e Disney+ já contam com esse tipo de plano. A diferença é que o Prime Video terá anúncios por padrão, sem nenhuma outra vantagem ou desvantagem — o que é bom.

Por exemplo, a Netflix oferta o plano Base sem anúncios com resolução 720p e exibição em uma tela. Já o plano Standard permite assistir streamings em duas telas simultâneas com qualidade de 1080p. O Prime Video apenas ofertará aquela taxa de US$ 2,99 para remover anúncios.

Prime Video com anúncios no Brasil?

O Tecnoblog entrou em contato com a assessoria da Amazon para saber se a empresa tem planos de incluir anúncios no Prime Video “brasileiro”. A companhia informou que não tem o que acrescentar sobre o tema — o que foi publicado pela Amazon nos Estados Unidos é tudo que a empresa tem de planejado neste momento.

De qualquer modo, ao analisarmos os concorrentes, sejam os streamings de vídeo ou de música, é natural que as alterações se tornem globais. Foi assim com os aumentos na Netflix, fim do compartilhamento de senhas da mesma, YouTube Premium e HBO Max.

Só resta saber se a Amazon queimará a língua com a provocação para cima da Netflix com o compartilhamento de senhas.

Com informações: The Verge

Amazon.comBrasilNetflixPrime VideoDisney+ (Disney Plus)EUAReino UnidoCanadáAlemanhaYouTube PremiumHBO MaxEspanhaFrançaItáliaMéxicoAustrália

Fonte: tecnoblog.net/noticias/2023/09/22/amazon-exibira-anuncios-no-prime-video-e-brasil-escapa-dessa-novidade