As melhores ofertas, sem rabo preso

WhatsApp Telegram

O Discord virou assunto no noticiário brasileiro ao longo dos últimos meses: nas comunidades online da plataforma, menores de idade têm contato com conteúdos de violência extrema. A empresa fechou um acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e já treinou quase mil profissionais de segurança pública para combater crimes.

Discord (Imagem: Alexander Shatov / Unsplash)

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (21) pelo MJSP. Ross LaJeunesse, vice-presidente e head global de política pública do Discord, esteve no Brasil na semana anterior e participou de um workshop para agentes brasileiros.

Entre os conteúdos abordados, estava como solicitar dados necessários para investigações de maneira mais clara, além do funcionamento básico da rede. Policiais de 16 estados, vindos de todas as cinco regiões brasileiras representadas, participaram do treinamento.

Discord colaborou com operações policiais

A iniciativa é coordenada pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do MJSP. Além da parceria, o Discord participou de um simpósio do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) em agosto de 2023. O evento contou com a presença de outras plataformas e abordou técnicas avançadas de investigação de crimes cibernéticos.

A empresa prestou apoio à Operação Pessinus, que prendeu oito indivíduos entre julho e agosto de 2023. Entre as acusações, estão constrangimento ilegal, ameaça, violência psicológica contra a mulher, estupro de vulnerável, apologia de crime ou criminoso e incitação à discriminação.

O Discord também participou da Operação Escola Segura, que realizou mais de 300 prisões no Brasil em 2023.

Matérias do Fantástico acenderam alerta

A colaboração entre o Discord e as autoridades brasileiras começou em abril de 2023. Foi naquele mesmo mês que uma matéria do programa Fantástico, da TV Globo, teve grande repercussão.

Ela mostrou como menores de idade participavam de comunidades com conteúdo violento extremo, como automutilação, violência contra animais e tortura psicológica.

Uma segunda matéria, veiculada em junho de 2023, revelou casos de violência e humilhação contra meninas menores de idade.

O Discord diz que 99,9% das comunidades brasileiras não tiveram violações de suas políticas nos últimos seis meses. Além disso, a plataforma diz ter desligado 98% dos servidores que violavam suas políticas de segurança infantil.

Com informações: Ministério da Justiça, Tele Síntese, Convergência Digital

BrasilDiscordMinistério da JustiçaTV Globo

Fonte: tecnoblog.net/noticias/2023/09/22/discord-treina-policiais-brasileiros-para-combater-crimes-na-plataforma