O melhor da tecnologia está no nosso canal no WhatsApp Entre Agora

O Google DeepMind, braço da empresa dedicado à pesquisa em inteligência artificial, revelou o agente de IA Sima, treinado para aprender a jogar videogames e entender comandos em linguagem natural. A ideia é que o jogador humano tenha um parceiro virtual para comandar um personagem secundário.

Sima é uma sigla em inglês para “agente escalável, ensinável e multimundo”. O agente que leva este nome pode usar inteligência artificial para aprender a jogar qualquer jogo, mesmo os de mundo aberto ou sem um caminho linear. Além de entender instruções em linguagem natural, ele consegue reconhecer imagens e compreender cenários em 3D.

Sima consegue pular cercas, pegar objetos, cortar árvores e disparar em alvos (Imagem: Reprodução / Google DeepMind)

O Google não tem intenção de usar o Sima para substituir adversários ou inimigos nos games. Na verdade, a ideia é que ele sirva como um companheiro para os jogadores humanos, controlando personagens secundários.

IA executa tarefas básicas em games

“O Sima não é treinado para vencer, mas sim para entender o jogo e fazer o que você pede”, diz Tim Harley, pesquisador do Google DeepMind. O agente consegue executar cerca de 600 tarefas básicas, como virar, subir escadas ou abrir menus. É diferente das IAs capazes de vencer campeões mundiais, por exemplo.

Parte do treinamento da IA foi feita com vídeos de gameplay gravados por humanos, acompanhados por descrições em linguagem natural do que estava acontecendo na tela. Estes clipes eram curtos, com menos de 10 segundos, para não tornar a tarefa muito complexa para o robô.

Ele entende, por exemplo, que “siga em frente” quase sempre significa apertar o botão “W” do teclado, porque esta tecla faz o personagem andar para frente em muitos jogos. Até mesmo algumas tarefas mais complexas foram executadas com sucesso, como “vá até a nave”.

O Sima foi testado com No Man’s Sky, Teardown, Valheim e Goat Simulator 3, entre outros jogos. Segundo o Google, o agente não precisa de uma API ou de acesso ao código do game para jogá-lo; ele usa apenas as imagens do jogo para saber o que fazer. “Este é o modelo que os humanos usam para jogar videogame há 50 anos”, dizem os pesquisadores.

Com informações: Google DeepMind, Ars Technica, The Verge

DeepMindGoogleInteligência ArtificialInterface de programação de aplicações

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

E-mail: * ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade

Fonte: tecnoblog.net/noticias/google-treina-ia-para-jogar-videogame-como-um-ser-humano-comum